fbpx

Acabamentos Casa – As escolhas do Engenheiro

Por mais vontade que tenha em terminar as obras da sua casa rapidamente, não se pode deixar de parte ou despachar a parte dos acabamentos. Estes detalhes são fundamentais para um resultado perfeito da obra final, pois farão com que esta seja mais duradoura e mais resistente.

De forma a ajudá-lo(a) na escolha dos acabamentos da sua casa, o Eng.º Civil Bruno Santos, apresenta-lhe as suas escolhas.

Acabamentos externos

Após a estrutura, isolamentos e impermeabilizações da casa estarem concluídas, é hora de avançar para os acabamentos externos. Para todos eles, existem várias opções. Tanto para mim como para a Casa in Pack o mais importante é garantir a qualidade dos acabamentos tendo sempre em conta o que os nossos clientes pretendem.   

Nos acabamentos referentes às paredes da casa, a preocupação é garantir a proteção térmica e acústica, não esquecendo as impermeabilizações, garantindo a proteção contra as humidades e águas exteriores.

Assim, o nosso material de eleição para o revestimento da casa é o ETICS, também denominado por SISTAMA “CAPOTO”, que assegura o isolamento térmico exterior, eliminando pontes térmicas. Este sistema, com a última camada em textura raiada, confere um acabamento final à casa e pode ser escolhido em qualquer cor, a ser definida pelos clientes.

Para aqueles clientes que pretendem um acabamento mais “nobre” é possível revestir esse sistema com outro material por cima, seja na totalidade ou em determinadas partes da casa. Este material pode ser pedra (pedra de xisto, pedra de granito), madeira, painéis metálicos… o que o cliente pretender.

Para o revestimento das varandas e os alpendres a minha recomendação, e que também é o mais visto em todas as construções, é o cerâmico antiderrapante, devido à humidade que está presente nestes locais, sobretudo no Inverno.

Em zonas de acesso carral ou pedonal a escolha dos clientes varia entre o pavê (bloco pré-fabricado em betão), que existe em várias cores e feitios, ou a calçada em cubo de granito da região.

Acabamentos interiores

Tal como nos acabamentos exteriores, a minha principal preocupação assim como da Casa in Pack é garantir a qualidade dos acabamentos por forma a conferir maior resistência e durabilidade. Preocupamo-nos, mais uma vez, com o isolamento térmico e acústico por forma a garantir conforto e comodidade aos nossos clientes.

A nível de paredes e tetos a nossa opção passa pelo gesso cartonado (também conhecido por Pladur), pintado à cor pretendida pelo cliente, com isolamento de lã de rocha no seu interior.  Este material garante proteção acústica e térmica, garantindo um melhor conforto na habitação.

Em relação às paredes das casas de banho e cozinhas apesar de também poderem ser em gesso cartonado, mas diferente do que é utilizado no resto da casa, pois contem características hidrófugas, a minha recomendação é serem revestidas com cerâmico devido à humidade e vapores presentes nestas áreas.

No que diz respeito ao pavimento da casa, é preciso ter atenção à área da casa onde vai ser aplicado. Assim, nas cozinhas e nas casas de banho, por serem zonas mais húmidas, a minha recomendação é pela escolha do piso cerâmico de 1ª qualidade.

Nos quartos, salas e escritórios a minha preferência é pelo pavimento flutuante pois torna os espaços mais acolhedores. Na Casa in Pack utilizamos flutuante hidrófugo com classe de resistência à abrasão (desgaste) AC5. Existindo no mercado uma oferta muito variada de tonalidades e acabamentos (texturas), o que permite imprimir mais personalidade aos ambientes.

O material que tanto eu como a Casa in Pack escolhemos para os armários, seja qual for o compartimento da casa, são os laminados com tonalidades de madeira diversa ou cores variadas. Apesar de haver uma tendência para o uso material lacado, devido à sua estética, nós não o aconselhamos, uma vez que se este material riscar ou lascar é muito mais morosa e dispendiosa a sua recuperação, uma vez que convém que toda a “peça” seja reparada para não haver diferenças de tonalidades.

Nas portas/gavetas dos móveis de cozinha optamos por material termolaminado, devido às suas características resistentes, que existe em várias tonalidades e texturas.

Independentemente do valor da casa, a qualidade do material dos acabamentos é sempre boa, garantindo qualidade a um preço competitivo. No orçamento enviado ao cliente já estão definidos os acabamentos que vão ser utilizados e/ou plafonds que o cliente tem para escolher:  cerâmicos, flutuante, material da casa de banho, cozinha, entre outros. Caso entendam optar por uma categoria superior, o orçamento é ajustado à medida do cliente.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo deste mês e caso tenha dúvidas esteja à vontade para entrar em contacto connosco!

Casa in Pack, construímos e tratamos de tudo.

×